Prof. Dr. Joaquim Dolz

Professor e pesquisador em didática das línguas e formação de professores, com doutorado em Ciências da Educação – Didática das Línguas, pela Universidade de Genebra (Suíça), onde atua na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Desde 1980, pesquisa o desenvolvimento da linguagem e o ensino e aprendizagem de línguas na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Em seu percurso como pesquisador, se engajou em diversos projetos com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre didática das línguas, objetos de ensino, engenharia didática, modelização didática dos gêneros textuais, ensino da produção oral e escrita, atividade dos professores de língua. Tem conferido palestras, ministrado cursos e minicursos no Brasil voltados para a formação dos professores da educação básica. Entre as diversas contribuições que vem dando ao ensino em nosso país, destaca-se a consultoria a Olimpíada de Língua Portuguesa. Autor de inúmeras publicações (https://www.unige.ch/fapse/grafe/membres/dolcv), uma das suas obras de maior repercussão, em co-autoria com Bernard Schneuwly, Gêneros orais e escritos na escola, publicado em 2004, continua sendo referência para aqueles que tomam os gêneros textuais como objeto de ensino.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0829320955424469
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1488-0240

Profa. Dra. Aurea Zavam

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora da Unidade de Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFC. Coordena o grupo de pesquisa Tradice (UFC) e participa dos grupos de pesquisa Protexto (UFC) e Praetece (Uece). Coordenadora regional, no Ceará, do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB). Membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógica da DAEB/INEP.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9339069550299151
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1645-3330

Profa. Dra. Valéria Severina Gomes

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística de Texto, Linguística Aplicada, Linguística Sócio-histórica e Tradições Discursivas. Professora do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da UFRPE.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8893406062883304
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4331-7775

Profa. Dra. Aina Monferrer

Licenciada em Comunicação Audiovisual (Universitat Jaume I), Filologia Catalã (Universitat Oberta de Catalunya) e Filosofia (Universidad Nacional de Educación a Distancia). Mestre em Comunicação Intercultural e Ensino de Línguas (CIEL, Universitat Jaume I) e Mestre em Ensino (especialização em inglês, Universitat Jaume I). Doutora com International Cum Laude – Prêmio Extraordinário de Tese (Universitat Jaume I). Palestrante em catalão na Escuela Oficial de Idiomas Comunidad Valenciana (desde 2016, atualmente com licença de afastamento). Desde 2021, é professora assistente do Departamento de Ensino de Língua e Literatura da Faculdade de Educação da Universidade de Valência. Interesses de pesquisa: Didática da linguagem e literatura sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, Análise do Discurso Crítica, Estudos Culturais Audiovisuais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2236459947953288
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9771-8200

Profa. Dra. Ana Angélica Lima Gondim

Doutora e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará; Especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade Sete de Setembro; graduada em Letras (Português-Espanhol e suas Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará. Realizou seu estágio doutoral na Universidade Nacional de Rosario, sob a coordenação da Profa. Florencia Miranda e fomento da CAPES, através do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Realizou estágio pós-doutoral, como bolsista da Capes (PNPD), sob supervisão da Profa. Maria Elias Soares. É professora adjunta do curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí e, atualmente, desenvolve também a função de coordenadora do curso no campus Professor Possidônio Queiroz.  Divide a liderança do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) com a Profa. Dra. Eulália Leurquin. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino e Aprendizagem de Língua materna e estrangeira; Formação de professores de línguas e Letramento acadêmico.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3071339593548378
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9652-9712

Prof. Dr. André Pedro da Silva

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa e doutor em Linguística, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Professor associado de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Atua também como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras – Salvador (PROFLETRAS). Coordenou, de 2013 a 2020, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Projeto de Pesquisa Relação entre Fala e Escrita – REFALES. Fez parte da Diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste – GELNE – nos biênios 2014-2016 e 2016-2018 e atuou ainda como Conselheiro Titular no biênio 2020-2022. Possui experiência na área de Linguística e conta com publicações de artigos científicos e de capítulos de livros, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, abordando, principalmente, os seguintes temas: fonologia, variação linguística, desvios ortográficos, fonologia e ensino.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0620934260898634
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9595-2503

Profa. Dra. Carla Teixeira

Doutora em Linguística do Texto e do Discurso como bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia), mestre em Literatura Comparada, pela Universidade Nova de Lisboa. É investigadora integrada no grupo Gramática & Texto, do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve investigação no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo, da linguística do texto e da historicidade dos textos; tem publicações sobre o agir, o ensino e a descrição dos gêneros dos textos, o papel do especialista e as práticas profissionais, a multimodalidade, a argumentação e a escrita. Colabora como avaliadora ad hoc de publicações. Atualmente, é professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8964139780918856
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8721-812X

Prof. Dr. Cleber Ataíde

Mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio sanduíche na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é professor associado de Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e colaborador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade de Pernambuco (UPE). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional e Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: tradições discursivas, diacronia de textos, gramaticalização e história. Coordena o Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LeDoc) e o projeto Para História do Português Brasileiro em Pernambuco (PHPB). É líder do Grupo de Estudos da Língua em Uso (ELU-UFRPE) e membro dos Grupos de Pesquisa Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE-UFC), do Grupo de Investigações Funcionalistas (GIF-UFPB). Atuou na UFRPE, campus de Serra Talhada/UAST de 2011 a 2021. Foi presidente do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE), no biênio 2014-2018 e, atualmente, é membro conselheiro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Em cooperação com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra também a Comissão Científica Internacional do projeto POMBALIA-POMBAL GLOBAL, do qual é coordenador em Pernambuco.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4301066659702331
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9340-9977

Prof. Dr. Diego Bussola

Doutor em História Contemporânea (ISCTE-IUL, Portugal) e Mestre em História Moderna e Contemporânea (ISCTE-IUL). Professor em História (UBA, Argentina). Bolsista em Portugal do Instituto Camões (2001-2004) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2009). Professor Titular, Secretário de Relações Institucionais e Pesquisador do Centro de Estudos Comparativos (UNR, Argentina). Pesquisador em projetos radicados em universidades de Argentina, Brasil, Espanha e Portugal. Autor de diversos artigos e capítulos de livro publicados na Argentina, Brasil, Espanha, Portugal e EUA sobre história da eletricidade, do gás e das migrações; metodologia da investigação e historicidade dos textos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5925170523156517
ORCID:

Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada

Mestre e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é líder dos grupos de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE-CNPq e coordenadora do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da FFLCH-USP para as línguas portuguesa e francesa. Atualmente é docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP e do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRAS); foi professora da graduação e do mestrado em Estudos Franceses na Universidade de Guelph, Canadá. É bolsista de produtividade CNPq-2 e tem experiência e publicações nas áreas de: letramento acadêmico; ensino-aprendizagem de línguas com base na engenharia didática e na noção de gêneros textuais; formação e desenvolvimento de professores pelo viés do trabalho docente.

Prof. Dr. Emanuel Cordeiro da Silva

Graduado em Letras, Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE.) É professor de Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPE). Foi membro da Diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste – GELNE (biênio 2014-2016 e biênio 2016-2018). Como pesquisador, integra o grupo de pesquisa Estudos da Língua em Uso – ELU e dedica-se ao estudo da língua portuguesa sob a Perspectiva Funcional-Construcionalista. Atualmente, participa do projeto de pesquisa “LEDOC-PE” (Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco), financiado com recursos da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5210472103323155
ORCID:

Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

Formada em Letras. Doutora e Mestre em Educação. Estágio Pós-doutoral pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 e pela Université de Genève. Foi professora visitante na Université Bordeaux Montaigne (França). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Departamento de Letras Vernáculas. no Programa de Pós-graduação em Linguística e no PROFLETRAS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Deu assessoria para a SEDUC/CE para a construção de materiais didáticos e produção do Documento Curricular Referencial do Ceará e formação de professores/Implementação da BNCC. É membro da Direção da AILP e da ANPOLL. Coordena a Comissão de Linguística Aplicada na ABRALIN. Pesquisadora de produtividade do CNPq. Tem livros e artigos publicados na área de atuação (Ensino e Aprendizagem, Formação de professores de línguas e Letramento do professor). Membro da Academia de Língua Portuguesa do Ceará.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8481500214152887
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7532-1210

Prof. Dr. Ewerton Ávila dos Anjos Luna

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB) com período sanduíche no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA/Portugal). Fez graduação e mestrado em Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde atua com a formação de professores de Português e com pesquisas na área de Linguagem e Ensino. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), do Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas (NUCEPI/UFPE) e do Grupo de Estudos sobre a Historicidade dos Textos e Ensino de Língua (HISTEL). Dentre as ações desenvolvidas, cita-se: coordenador da área de Letras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRPE), professor orientador do Programa Residência Pedagógica (PRP/UFRPE), atuação em edições do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/MEC), coordenação de projetos de pesquisas com orientações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8894-1363

Profa. Dra. Fatiha Dechicha Parahyba

Graduada em Letras-língua inglesa pela Université d´Alger (Argélia). Mestrado em Linguística pela University of Edinburgh (Escócia). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba com estágio de doutoramento na Université de Genève. Realizou estágio de pós-doutorado na UFC como bolsista do programa PNPD/CAPES em 2017-2018. É professora da Universidade Federal de Pernambuco e atua no Mestrado Profissional em Letras-Profletras. É Editora Chefe da Revista EUTOMIA. É membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada – GEPLA/CNPq e do Grupo de Estudos sobre a Historicidade dos Textos e Ensino de Língua – HISTEL/CNPq.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3006618581548481
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5945-4029

Profa. Dra. Florencia Miranda

Doutora e Pós-doutora em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), especialidade em Teoria do Texto. Professora de Português como Língua Estrangeira na Argentina desde 1995. Professora titular dos Cursos de Português (Licenciatura, Bacharelado e Tradução português-espanhol) da Universidad Nacional de Rosario (UNR-Argentina). Professora do Doutorado em Linguística e Línguas da mesma universidade. Coordenadora da Cátedra Libre Bilingue Paulo Freire da UNR.  Pesquisadora do Centro de Estudos Comparativos da Universidad Nacional de Rosario e do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Participa da rede internacional de estudos no Interacionismo Sociodiscursivo (https://isd-international.org). Integra grupos de pesquisa cadastrados no CNPq do Brasil. Tem dirigido vários projetos de pesquisa no quadro do Interacionsimo Sociodiscursivo sobre análise de textos e discursos, gêneros textuais, intergenericidade, análise interlinguística português/espanhol e ensino de línguas. Publicou diversos capítulos de livros e artigos em periódicos internacionais. É autora e coorganizadora de vários livros. Participou em múltiplos eventos científicos internacionais, principalmente, das áreas da linguística e do ensino de línguas. Foi Presidente da Asociación Argentina de Profesores de Portugués (AAPP) durante dois períodos. Atualmente é Diretora do Doutorado em Linguística e Línguas e Coordenadora Acadêmica do Departamento de Línguas Estrangeiras da Facultad de Humanidades y Artes da Universidad Nacional de Rosario. Também é Coordenadora do Núcleo Disciplinário de Ensino de Português como línguas estrangeiras e segundas (PELSE) da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6655326267220231
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6907-1398

Prof. Dr. Gustavo Lima

Doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco, realizou estágio pós-doutoral em Didática das Línguas, na Université de Genève, na Suíça, sob a supervisão do professor Dr. Joaquim Dolz.  É Professor Adjunto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), onde coordenou o Núcleo de Letras do Programa Residência Pedagógica (CAPES).  Também exerce a função de Diretor do Departamento de Acompanhamento Educacional da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da mesma instituição. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da UFPE, Campus Agreste, e do Mestrado Profissional em Letras da UFAPE. É membro do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE, onde também planeja e realiza atividades e ações direcionadas à análise e produção de material didático e formação de professores. Tem ampla experiência na área de ensino e pesquisa, atuando no campo da Didática das Línguas e da análise do trabalho docente, numa interface com a Linguística Aplicada. É vice-líder do grupo de pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5167740437126995
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2434-361X

Profa. Dra. Hérica Lima

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de pesquisa Educação e linguagem, com período sanduíche no Laboratório de Investigação em Ensino de Português (LEIP), do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro/Portugal. É também Mestra em Educação pela UFPE, na linha de pesquisa Didática de conteúdos específicos, e Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, instituição pela qual também é graduada em Letras. Atua como professora Adjunta do Departamento de Letras da UFRPE e como Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica dessa Instituição. Realiza pesquisas e trabalhos nas áreas de ensino de língua materna, metodologias de ensino, formação de professores e materiais didáticos de português.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1710-2292

Profa. Dra. Rosalice Pinto

Graduada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Nova de Lisboa e em Direito (Universidade Autónoma de Lisboa). É mestre em Letras Neolatinas pela Universidade do Rio de Janeiro e doutora em Línguística pela Universidade Nova de Lisboa, com pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela mesma Universidade e pela Universidade de Genebra. Atualmente, é investigadora integrada do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (IFILNOVA), colaboradora do Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (CEDIS) e do grupo PROTEXTO, da Universidade Federal do Ceará. É docente convidada de universidades nacionais e estrangeiras. É autora e tradutora (francês-português) de várias publicações em Argumentação, Retórica, Linguagem Jurídica, Linguística Textual, Análise do Discurso, Multimodalidade em Contextos Profissionais, Ensino de Português para Fins Específicos, Francês – Língua Estrangeira. É membro de dois projetos de pesquisas europeus: Metáforas baseadas em dados rigorosos para o tratamento da diabetes, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) e A-PLACE: Interligando Lugares através de Práticas Artísticas em Rede, co-financiado pelo Programa Europeu Criativo da União Europeia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7146169670785034
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7638-654X

Profa. Dra. Thaís Ludmila Ranieri

Doutora em Letras com ênfase em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco no Departamento de Educação na área de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Língua Portuguesa. Atua principalmente com trabalhos voltados para a Linguística Textual de base sociocognitiva, com foco na temática da referenciação e Ensino de Língua Portuguesa. Tem interesse também por trabalhos que voltados para a relação multimodal da língua em associação com semioses diversas, em especial com a gestual.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9800015399149501
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5850-6130

© 2023 – Universidade Federal Rural de Pernambuco

Endereço

Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
Recife, 52171900, BR